Olá! Sou o Tiago e vou contar-te um pouco da minha história.
As minhas aventuras começam desde muito cedo.
Aos 10 anos os meus tios tiveram a brilhante ideia de me inscrever nos Escuteiros que é só a maior associação de jovens do Mundo.
E aí tudo começou… Arrisco a dizer que se não fosse escuteiro, muito provavelmente não estarias a ler estas palavras.
Portanto, nos escuteiros a maioria de nós, em determinado momento escolhe um Totem Pessoal (animal que admiramos seguido de uma palavra que nos caracteriza como pessoa) É aqui que nasce o Lince Aventureiro. Lince porque foi sempre a minha patrulha enquanto estive nos Exploradores e Aventureiro porque é mesmo isso que sentia e sinto ser.
É nesta fase da minha vida que adquiro competências sobre a vida na natureza, andar de mochila às costas, fazer raids de vários quilómetros orientado apenas por uma carta topográfica, bússola e escalímetro.
É no escutismo que me destaco várias vezes por ser um exemplo na liderança da minha patrulha. Fui elemento, sub-guia, guia e guia de grupo, concluí todas as etapas (bronze, prata e ouro) e obtive a insígnia de mérito. Naquela altura, para uma criança entre os 10 e os 14 anos foi de facto um percurso fascinante que me deu ferramentas para ser quem sou atualmente.
Atualmente, sou dirigente no Agrupamento 337 das Caldas da Rainha, continuando assim o meu percurso escutista.
Aos 23 anos, ingressei no Exército Português como voluntário.
Fiz recruta na Escola Prática de Cavalaria em Abrantes, passei pela Escola Prática de Infantaria em Mafra e terminei na
Escola de Sargentos do Exército nas Caldas da Rainha.
Foi no Exército que conheci o verdadeiro significado de camaradagem, superação e espírito de corpo. Durante a recruta, percebi que quando achamos que não aguentamos mais é porque ainda só demos 80% das nossas capacidades.
Neste momento estou a formar-me como Técnico de Exercício Físico pela MANZ. Pretendo no futuro, aliar a prática de exercício físico às Aventuras que entrego aos meus clientes. Poder prepará-los melhor na sua condição física para se sentirem mais capacitados e seguros.
Pratico Crossfit e Hyrox para me sentir forte e preparado fisicamente, tanto no dia a dia como nas Aventuras que organizo. A prática de exercício é essencial para vivermos uma vida mais saudável.
Uns fazem o caminho pela espiritualidade, outros pela religião e outros que como eu, caminham pela aventura do desconhecido, pela superação de medos ou simplesmente pelo desafio que representa.
Por esta altura já deves estar com uma ideia do que fiz. Sim, isso mesmo. Rumo a Santiago de Compostela.
O objetivo desta aventura era mesmo esse.
Ir sem saber o que me esperava. Acampei, apanhei boleias, dormi em pousadas da juventude e albergues, em casa de um amigo e até mesmo num quartel militar.
Eu e o Jaime, amigos há mais de 20 anos, decidimos aventurar-nos numa experiência única e inesquecível.
Subir a Montanha do Pico a uma altitude de 2351m.
No dia 9 de Junho de 2021, e com condições meteorológicas adversas, chegámos à cratera do vulcão onde acampámos até à madrugada do dia seguinte.
Uma aventura inesquecível onde prevaleceu o espírito de sacrifício e aventura, movidos pela vontade de chegar ao ponto mais alto de Portugal.
Duas semanas após voltar da Ilha do Pico, fiz uma rutura do tendão de Aquiles, que me deixou impossibilitado de fazer atividade física durante quase 6 meses. Por isso a vontade de voltar às aventuras era mais que muita, embora ainda um pouco condicionado
Os Picos de Europa, era algo que já ambicionava conhecer. Aqueles trilhos de montanha, com a neve a cobrir cada rochedo, as aldeias históricas onde só se consegue chegar a pé ou de funicular.
Foram 6 dias de Jipe, com tenda no tejadilho e uma aventura memorável e que sem dúvida quero repetir.